FOX_Codigo horquilla_BicimaxDe há uns anos para cá, a FOX incorpora em todas as suspensões que produz – quer sejam para OEM (Original Equipment Manufacturer), que são as suspensões que vão directamente para os fabricantes de bicicletas, quer sejam AM (After Market), as que se destinam às lojas – um autocolante com um pequeno código. Nesses simples números se encerra toda a informação sobre o produto, para que tanto os utilizadores, como posteriormente a oficina, saibam a qualquer momento as características exactas da suspensão.
Através desses elementos ficará a saber todos os segredos da sua suspensão: curso exacto da suspensão, espaçadores internos com que vem equipada de origem, ano, fabricante e modelo de bicicleta a que foi destinado, compatibilidades com bloqueios, quantidade de nitrogénio, características da compressão e do rebound, etc.

COMO OBTER ESSA INFORMAÇÃO
… e sobretudo para que serve. Vamos por partes.

Para obter toda a informação, mesmo que seja por mera curiosidade, deve ir à nossa página principal: www.ridefox.com.Obviamente está em inglês, mas é muito intuitiva e é fácil navegar nela.
Uma vez lá dentro, vê o menu superior, carrega no botão “HELP” e quando se abrir uma nova janela, clique em “BIKE”. Automaticamente irá aparecer-lhe uma nova janela “SEARCH FOR YOUR PRODUCT INFO” com uns espaços onde pode introduzir o número de série ou o código.

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FOX_RIDEFOX_SEARCH_BICIMAX

PARA QUE SERVEM ESTES DADOS?
Se não é muito amante da técnica, é provável que só lhe sirva como informação básica, para saber exactamente o tipo de suspensões que tem, as suas características e o seu curso exacto, que é uma das perguntas mais frequentes feitas pelos utilizadores acerca das suspensões.

Além de ter, obviamente, à sua disposição os manuais de utilizador, vídeos e fotografias com conselhos de manutenção.
No entanto, se for um pouco mais curioso e se se interessar pelo tema das suspensões, graças a esses dados irá entendê-las muito melhor e ficará a saber que parâmetros poderia mudar para melhorar a sua suspensão, que tipo de afinação pode fazer o serviço técnico ou ainda averiguar detalhes (como por exemplo, se é compatível com comandos remotos, etc.).

Obviamente toda essa informação é muito valiosa para os Serviços Técnicos da FOX, para averiguar exactamente que peças de substituição hão-de pedir ao nosso armazém, no caso de serem necessárias, daí podemos dizer que se trata de uma página partilhada por consumidores finais e oficinas.

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O QUE SIGNIFICA CADA SIGLA?
Quando introduzir o seu código, a web dar-lhe-á uma série de siglas que à primeira vista parecem indecifráveis, e uma lista de temas que estão relacionados com esse amortecedor ou essa suspensão. Não há que ter medo: na verdade, não passam de abreviaturas muito fáceis de perceber.

No caso que a imagem ilustra, utilizámos o código de um amortecedor que nos dá o seguinte resultado: 2015 Factory Series FLOAT. 2015, FLOAT-A F-S, CTD Remote UP, BV, LV, Merida, One Twenty, 7.500, 2.000, 06 Spacer, VTM, RTM, 175, 16. No caso de uma suspensão, quando aparece o modelo também lhe indicará o curso total.

  • 2015: Obviamente é o ano.
  • FLOAT-A: Neste caso, o modelo, um Float Anodizado. Também poderia aparecer K, que significa que leva um tratamento Kashima.
  • F-S: Factory Series. Também poderia ser P-F, de Performance Series.
  • CTD: Esta sigla faz referência ao cartucho hidráulico, neste caso um CTD. Poderia indicar também FIT ou GRIP, que fazem referência ao cartucho Fit 4 ou ao novo GRIP.
  • Remote UP: Leva um manípulo de bloqueio no guiador com a saída do cabo para a parte superior.
  • BV LV: É um Boost Valve com uma câmara-de ar Large Volume. Também pode encontrar a sigla SV, pertencentes a uma câmara standard (Small Volume).
  • Merida: Foi fabricado para Mérida. Se aparecerem as iniciais AM, significa que é um amortecedor de série que se vende numa loja, un After Market.
  • One-Twenty: Mais concretamente para o modelo One-Twenty.
  • 7.500: Este primeiro número é o comprimento do amortecedor. Lembre-se de que, por ser um produto norte-americano, estes números estão em polegadas.
  • 2.000: Diz respeito ao comprimento do amortecedor. Recorde que, por ser um produto norte-americano, estes números estão em polegadas.
  • 0.6 Spacer: Possui um espaçador interno de 0.6.
  • VTM: Estas são as iniciais de Velocity Tune (Compressão) e o M, de Medium. Também poderia ser VTL (light), VTXL (Extra Light) ou VTF (Firm).
  • RTM: Rebound Tune (rebound) Medium
  • 175: Esta é a carga em p.s.i. do depósito de nitrogénio, neste caso é a mais baixa.
  • 16: É um código interno da FOX. Não se refere ao ano.

Convém realçar que a afinação da pré-carga e rebound, ou a quantidade de nitrogénio que a FOX introduz em cada amortecedor, se realiza seguindo as especificações dos engenheiros de cada marca, já que cada sistema de suspensão necessita de adaptações concretas às suas características.

Ocorre por vezes que, conforme o país de origem do fabricante, por terem estilos diferentes de condução ou terrenos muito diferentes, nem sempre estamos ajustados ao comportamento da bicicleta. Por exemplo, em países do sul da Europa como Portugal, Espanha ou Itália, gostamos das suspensões bem firmes. Nestes casos, o Serviço Técnico da BICIMAX pode modificar a afinação interna do amortecedor para o adequar ao utilizador.

MANUAIS, ESPECIFICAÇÕES E DESENHOS
Outra das utilidades muito importantes desta página são as áreas “OWNERS MANUALS” (manuais de utilizador), onde poderá encontrar todos os manuais das suas suspensões para uma correcta instalação ou manutenção. “SPECIFICATIONS SHEETS”, onde existe uma lista com todas as especificações e desenhos dos vossos amortecedores e suspensões, com dados como o avanço, por exemplo. “PARTS/DRAWINGS”, que é muito útil para os mecânicos, já que contém todas as descrições e referências dos produtos. E finalmente “SERVICE PROCEDURE”, que é outra das áreas importantes para as oficinas, pois traz exemplos de como realizar certas operações.

FOX_RIDEFOX_BOTONES_BICIMAX.pngÀ excepção dos manuais de utilizador, que são básicos para qualquer pessoa que use uma suspensão FOX, ou os vídeos, há áreas da web que só lhe servirão como curiosidade, uma vez que obviamente existem reparações que não poderá realizar em casa, pois requerem ferramentas muito específicas e dispendiosas, e peças muito específicas.

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