QUE MATERIAL NECESSITAMOS PARA REALIZAR A OPERAÇÃO?

  • Bomba de ar especial de amortecedores
  • Massa
  • Espaçadores de volume modelo 32
  • Uma pequena chave allen
  • Um pano pequeno
  • Uma chave de caixa de boca hexagonal de 26 mm
  • Luvas de látex e óculos de protecção são recomendáveis.

Tempo da operação: Cerca de 15 minutos
(Não é preciso desmontar a suspensão da bicicleta)

Para obter mais informação sobre os espaçadores consulte a nossa área de Serviço Técnico:
https://www.bicimax.pt/servico/espacadores-internos
Para afinar o SAG consulte a nossa página:
https://www.bicimax.pt/servico/tabelas-de-sag-e-pressoes-suspensoes
Se tem uma FOX 36, ensinamo-lo a trocar os espaçadores neste artigo:
https://www.bicimax.pt/blog/como-trocar-os-espacadores-de-volume-numa-fox-36

ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
Nesta fotografia pode ver os espaçadores de volume de uma 32, uma 34 e uma 36, que são ligeiramente diferentes, já que o sistema de encaixe se faz mediante uma vareta de alumínio.

 

Se utiliza a pressão de ar adequada para o seu peso (15% de SAG, se pretende uma suspensão firme, e 20% se a desejar mais suave) e ainda assim não consegue aproveitar todo o curso da sua suspensão, ou, pelo contrário, o utiliza todo com demasiada frequência, cabe-lhe jogar com a quantidade de espaçadores de volume da câmara-de-ar FLOAT. Algo muito simples que pode fazer em casa.


COMO FUNCIONA UM ESPAÇADOR?

Na barra da esquerda do seu monocoque (no sentido da marcha) situa-se o sistema FLOAT, ou a câmara-de-ar que nos permite ajustar a dureza da suspensão através da pressão.
Nessa câmara há uma determinada quantidade de ar, em função do nosso peso, que à medida que a suspensão se vai afundando aumenta a sua pressão interna. Esse endurecimento pode ser muito rápido (progressivo) ou muito lento (linear).
A função dos espaçadores de volume é ocupar uma determinada quantidade de ar para fazer oscilar precisamente essa curva de resposta. Quanto mais espaçadores, mais depressa aumenta a dureza da suspensão do meio até ao fim do curso. Com menos espaçadores, a dureza aumentará a pouco e pouco, sendo mais fácil chegar até ao fim.

Espaciadores de volumen Float 32 y 34. FOX. Bicimax

COMPORTAMENTO MUITO PROGRESSIVO  
Nunca esgotamos todo o curso

Quando falamos de uma suspensão ou de um amortecedor com um comportamento progressivo significa que endurece rapidamente à medida que chegamos ao fim do curso, por vezes impedindo até de aproveitar a 100% todas as possibilidades que nos oferece. Se nunca chegamos a aproveitar todo o curso, é sinal de que necessitamos de uma suspensão mais linear.
Em competição, os profissionais costumam utilizar suspensões muito progressivas para não esgotarem todo o curso perante fortes impactos.

Espaciadores de volumen Float 32 y 34. FOX. Bicimax

COMPORTAMENTO MUITO LINEAR 
Esgotamos todo o curso

Uma suspensão linear é aquela que aumenta muito pouco a dureza à medida que se vai afundando a suspensão, o que por um lado nos permite aproveitar todo o curso, mas também tem o perigo de esgotar muitas vezes o curso quando precisamos de absorver grandes impactos. Se isso acontecer ocasionalmente perante um forte impacto não é preocupante, mas se estivermos constantemente a chegar ao fim do curso da nossa suspensão, é porque necessitamos de a tornar mais progressiva.

 

ESPAÇADORES
SUSPENSÃO REFERÊNCIA COR VOLUME PREÇO
32 2204-234-04-811 Azul 8 cc 3,75 euros/ unidade
34 2204-234-04-950 Amarelo 10 cc 3,75 euros/ unidade
36 2204-234-04-628
2204-234-04-722
Azul
Laranja
7,6 cc
10,8 cc
2,35 euros/ unidade
3,10 euros/ unidade
40 2204-234-04-726 Vermelho  10 cc  3,75 euros/ unidade

COMO TROCAR OS ESPAÇADORES. PASSO A PASSO

 

ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
1- Retiramos a tampa de cor azul da barra da esquerda do monocoque (no sentido da marcha) para aceder à válvula de ar do sistema FLOAT.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
2- Confirmamos a pressão do ar que utilizamos normalmente e anotamo-la para voltar a utilizá-la quando concluirmos toda a operação.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
3- Para sua segurança, é muito importante que esvazie totalmente o ar da câmara-de-ar FLOAT. Pode fazê-lo através do botão de despressurização (botão prateado) da própria bomba especial de amortecedores ou ainda utilizando uma pequena chave allen directamente na válvula do ar. Neste último caso, utilize um pano ou um pedaço de papel para que não salpique óleo de lubrificação.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
4- Utilize uma chave de caixa de boca hexagonal de 26 mm para desapertar o “top cap”, a “tampa” superior que leva a válvula de ar integrada. É preciso ter muito cuidado nesta operação para não danificar os pontos de apoio, já que a rosca é de alumínio e fica marcada com muita facilidade.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
5- Retire a tampa superior (“top cap”) que integra o espaçador de volume na sua base.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
6- Nesta fotografia pode apreciar a diferença de espaçadores entre uma 32 (azuis) e uma 34 (amarelos). Os de uma 32 são de 8 cc e os de uma 34 de 10 cc. A quantidade de espaçadores que equipa a sua suspensão de origem pode variar em função da escolha do fabricante. Na 36 pode combinar espaçadores de volume distinto, mas na 32 e 34 só existe uma medida.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
7- Neste caso queremos tornar a suspensão mais progressiva, para que endureça mais na parte final do curso, assim que acrescentarmos dois espaçadores. Neste caso, não necessitamos de nenhum tipo de ferramentas, simplesmente inserimos um debaixo do outro através da guia. Notará um “clic” final que confirmará o encaixe perfeito.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
8- Com os dois novos espaçadores perfeitamente acoplados colocamos um pouco de massa na rosca do “top cap”.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
9- Sim… exagerámos na massa, mas nunca é de mais. Com tudo no devido lugar, introduzimos de novo a tampa superior.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
10- Para evitar estragos com a chave, apertamos primeiro com a mão o máximo que conseguirmos.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
11- Utilize a chave de caixa para apertar a parte final. Não é preciso apertar com demasiada força. Posicione muito bem a chave na parte inferior para não danificar as roscas.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
12- Como colocámos dois espaçadores vamos tirar um par de pontos de pressão. Na verdade, deveríamos deixar a mesma que no início, mas isso já é uma questão de gosto. Pode utilizar a mesma e se sentir que está muito dura, baixar um ponto ou dois. Se a diferença de espaçadores tiver sido grande, é possível que tenhamos de afinar um pouco o rebound da suspensão para que não tenha um retorno tão forte.
ESPACIADORES FOX 34. FOX. BICIMAX
13- Não se esqueça de colocar de novo a tampa superior que protege a válvula de ar.