Ter a patilha de aperto da roda da frente numa posição incorrecta pode valer-nos um grande susto, já que pode prender-se num ramo ou tocar numa pedra, provocando uma abertura indesejável do sistema de aperto e, consequentemente, corre o risco de perder o controlo da direcção, ou pior ainda… de perder a roda dianteira. E isso é algo que, garantimos-lhe, não vai querer experimentar.

15QR_DRAW, Bicimax, FOXCINCO MINUTOS E NUNCA MAIS

Quando compramos uma bicicleta nova ou trocamos a suspensão, muitas vezes essa patilha de aperto não fica onde deveria estar. Ou seja, entre 10 e 20 mm à frente da barra do monocoque, tal como mostra o desenho que ilustra este artigo. Qualquer outra posição é considerada errada, especialmente aquelas que deixam a patilha voltada para a frente ou para o chão.
Ajustar a posição é algo muito simples que apenas nos roubará cinco minutos e em que nunca mais deveremos tocar, já que no caso das patilhas de aperto 15QR da FOX a posição mantém-se fixa.

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Um pormenor importante é que a patilha tem de se fechar com a força da mão, nunca utilizando ferramentas. Se ao fechar a patilha, sentir que esta está demasiado dura ou muito solta, deve reajustar a rosca do eixo até encontrar a posição correcta.

COMO FAZÊ-LO PASSO A PASSO

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1. Esta posição é totalmente errada. Um ramo podia facilmente desencaixar a patilha e nós sairmos disparados como o Super-Homem, ou podia ficar aberta sem darmos conta, provocando perda de estabilidade na parte dianteira ou até mesmo a perda do eixo.
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2. Para a reposicionar desenroscamos o eixo e trabalhamos do lado contrário à patilha de aperto.
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3. Na parte direita da suspensão verá uma rodinha com uma série de números e reentrâncias, e um parafuso que aperta uma pequena peça.
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4. Utilize uma chave allen de 2,5 mm para desapertar o parafuso dessa peça.
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5. Para tirar as fotografias e facilitar a compreensão, retirámos toalmente a peça fixadora, mas não era necessário. Se desapertar o parafuso umas quatro voltas, já poderá regulá-lo sem problemas.
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6. Gire no sentido dos ponteiros do relógio, ou no sentido inverso, a rodinha numerada que faz de rosca, conforme necessite de tensão ou não, e volte a apertá-la na respectiva peça. Tome nota da nova numeração que escolheu, para o caso de ter de tornar a modificá-la.
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7. Volte a colocar a roda e o eixo, e teste se ficou na posição correcta.
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8. Lembre-se de que a patilha de aperto tem de ficar virada para cima e a uma distância de 10 a 20 mm à frente da barra do monocoque e que nunca pode ficar nem demasiado apertada nem solta.
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9. Utilize sempre a força da mão (nunca use ferramentas). Caso contrário, torne a repetir a operação até alcançar a posição adequada.

 

EIXO KABOLT 15 MM

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Os eixos Kabolt estão disponíveis nas cores preto e laranja, e nas medidas 15×100 mm ou 15×110 mm (eixo Boost).

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Se quiser simplificar a operação e ainda poupar 40 gramas de peso, pode utilizar um dos eixos superleves Kabolt, desenhados pelo atleta norte-americano Geoff Kabush.

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1. Neste caso necessitará tão-somente de uma chave allen de 6 mm para o apertar.
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2. O eixo Kabolt não é QR (Quick Release), ou seja, não tem uma manete de abrir/fechar de acção rápida, simplesmente é um eixo de rosca que não requer uma posição pré-fixada.