Ganhar as Enduro World Series dois anos consecutivos e liderar a presente temporada com Richie Rude, não é um acaso. A FOX 36 é a suspensão de enduro por excelência, a grande dominadora na especialidade, desde o primeiro momento em que apareceu.

De entre as várias opcões que a FOX apresenta, o modelo RC2 é o único que oferece a possibilidade de ser usado com duas medidas de eixo, graças a uns casquillos que se encaixan na parte interior do monocoque. Pode escolher entre um eixo de 20 mm ou um de 15 mm, utilizando os dois adaptadores que vêm de origem. Em ambos os casos, o eixo é de rosca e tem um sistema de fecho de 4 parafusos, que sempre lhe dá uma dose extra de rigidez.

15mm_axel_draw_port_ok

 

15 MM, A MEDIDA MAIS COMUM
Apesar de os atletas de enduro preferirem usar o eixo de 20 mm devido a essa rigidez adicional que proporciona, há que reconhecer que a grande maioria dos utilizadores e fabricantes utiliza rodas com eixos de 15 mm, que costuma ser a medida mais comum. Da gama de suspensões 36, a RC2 é a única que dá a possibilidade de mudança de eixos, que além de serem de rosca, oferecem um aperto adicional de 4 parafusos, idêntico ao usado na FOX 40 de downhill, o que também contribui para conferir maior rigidez ao conjunto.
Trocar um eixo por outro é uma operação muito simples. Neste texto vamos explicar-lhe como passar do eixo de 20 mm ao de 15 mm. Para saber como realizar a operação inversa, procure na lista de artigos.

1_BLOG_EJE DE 15 A 20_11_FOX_BICIMAX

DE 20 MM A 15 MM. PASSO A PASSO

Raya_Naranja_divisoria

 

14_BLOG_EJE DE 15 A 20_30_FOX_BICIMAX
1. Para retirar o eixo, primeiro desapertamos os quatro parafusos de cima com uma chave allen de 5 mm.

 

13_BLOG_EJE DE 15 A 20_28_FOX_BICIMAX
2. Com a mesma chave passamos a desapertar a parte direita (para quem está montado na bicicleta) do eixo de 20 mm.
11_BLOG_EJE DE 15 A 20_25_FOX_BICIMAX
3. Retiramos o eixo completamente.
11_BLOG_EJE DE 15 A 20_25_FOX_BICIMAX
4. Para aceder à fina placa interior, temos de retirar totalmente os parafusos e o suporte traseiro.
5_BLOG_EJE FOX 36_20_15-35
5. Retiramos a pequena placa interior. Normalmente sai com muita facilidade, mas às vezes é possível que seja preciso introduzir algo muito fino para empurrar (uma simples folha de papel pode servir).
6_BLOG_EJE FOX 36_20_15-38
6. Esta imagem dá-lhe uma vista geral de todas as peças que vamos montar. Note bem a diferença que existe entre as placas que utilizamos com o eixo de 20 mm e as que usamos com o de 15 mm. E repare, além disso, que aquela que colocamos na zona da rosca do eixo é diferente da que usamos na barra direita do monocoque (no sentido da marcha).
7_BLOG_EJE FOX 36_20_15-40
7.  Antes de introduzir os redutores, pomos-lhes um pouco de massa para facilitar a operação.
8_BLOG_EJE FOX 36_20_15-44
8.  Introduzimos os redutores, primeiro com a mão, fazendo coincidir as ranhuras do monocoque com a ranhura dos redutores.
9_BLOG_EJE FOX 36_20_15-46
9. Nesta fotografia, as ranhuras estão desalinhadas. Este é um erro habitual. Gire o redutor até as ranhuras de um e outro coincidirem.
8_BLOG_EJE DE 15 A 20_21_FOX_BICIMAX
10.  Com um alicate ajustável e muita delicadeza, procedemos ao alinhamento correcto dos redutores e introduzimo-los até ao fundo.
11_BLOG_EJE FOX 36_20_15-48
11. Agora estão bem posicionados e as ranhuras coincidem com as do monocoque.
7_BLOG_EJE DE 15 A 20_19_FOX_BICIMAX
12. Introduzimos a pequena placa interior. Aquela que fica na parte da rosca é ligeiramente mais pequena. Embora lhe pareça uma peça muito fina e de pouca importância, é essencial que não se esqueça dela, pois poderia provocar estragos irreversíveis na ponta da suspensão.
5_BLOG_EJE DE 15 A 20_17_FOX_BICIMAX
13. Com a placa no seu lugar, pomos novamente os parafusos superiores e a pequena peça de suporte posterior. Não aperte ainda.
15_BLOG_EJE FOX 36_20_15-8
14.  Apertamos com uma chave allen de 5 mm, do lado direito.

 

2_BLOG_EJE DE 15 A 20_14_FOX_BICIMAX
15. Finalmente apertamos os parafusos de cima com uma chave allen de 5 mm.