A FOX 36 RC2, a suspensão de enduro por excelência, contempla a possibilidade de ser usada com duas medidas de eixo, graças aos casquilhos que se encaixam na parte interior do monocoque. Pode escolher entre um eixo de 20 mm ou um de 15 mm, utilizando os dois adaptadores que vêm de origem. Em qualquer um deles o eixo tem uma rosca e um sistema de aperto de 4 parafusos, que sempre lhe confere uma rigidez adicional.

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SUPER RIGIDEZ

Ainda há muitos utilizadores que continuam a usar eixos de 20 mm devido à rigidez adicional que oferece na parte dianteira, sobretudo no enduro actual, que tem zonas mais técnicas e exigentes, bem como descidas mais desafiantes: secções onde esses milímetros extra de diâmetro proporcionam maior rigidez e segurança.

Da gama de 36, a RC2 é a única que oferece esta possibilidade de usar um ou outro eixo, e além do sistema de rosca, possui um aperto extra de 4 parafusos, idêntico ao usado na FOX 40 de downhill, que também contribui para a rigidez geral do conjunto.

Trocar de um eixo para outro é uma operação muito simples. Neste blogue descrevemos como passar do eixo de 15 para o de 20 mm. Se pretende as instruções para realizar precisamente o inverso, basta procurar na lista de artigos.

DE 15 MM A 20 MM. PASSO A PASSO

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1. A RC2 normalmente traz instalado de origem o eixo de 15 mm com os respectivos adaptadores.
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2. A primeira coisa a fazer é desapertar os parafusos de cima com uma chave allen de 5 mm.
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3. Posteriormente desapertamos o eixo com uma chave da mesma medida, do lado direito da suspensão (para quem está montado na bicicleta).
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4. Retiramos por completo o eixo.
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5. Com o eixo posto de lado, passamos a retirar as pequenas placas do interior. Para isso, temos de retirar por completo os parafusos e os suportes de fixação posteriores.
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6. Pormenor do suporte traseiro.
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7. Retiramos a pequena placa interior. Normalmente sai com muita facilidade, mas às vezes é possível que precise de introduzir algo muito fino para empurrar (uma simples folha de papel pode servir).
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8. Com um alicate de pontas finas e muita delicadeza, tiramos então os redutores. Desaperte-os ligeiramente e tente retirá-los logo à mão; se oferecerem resistência, continue com uma ferramenta e tendo muito cuidado para não ficarem marcados.
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9. Introduzimos a placa para o eixo de 20 mm, que é ligeiramente diferente da de 15 mm. Embora pareça uma peça muito fina e de pouca importância, é crucial que não se esqueça dela, já que poderia danificar de forma irreversível a ponta da suspensão.
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10. Com a placa no devido lugar, colocamos novamente os parafusos superiores e a pequena peça de suporte posterior. Não aperte ainda.
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11. Tornamos a introduzir o eixo.

 

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12. Apertamos com uma chave allen de 5 mm, do lado direito (de quem está montado na bicicleta).
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13. Finalmente apertamos os parafusos superiores com uma chave allen de 5 mm.