Já não era segredo que a FOX estava prestes a apresentar uma nova suspensão de XC. Na verdade, já se tinham visto muitas fotografias da suspensão nas bicicletas dos elementos da equipa Trek e nas mãos do próprio Absalon durante as provas da temporada. Com a sua chamativa cor laranja e o seu curioso design Step Cast, com um pronunciado corte na parte inferior do monocoque, era impossível passar despercebido.

ACCION_NEW_FOX_32SC_2017_BICIMAX
Apesar da sua leveza, a nova SC 32 ganhou em rigidez graças à compactação tanto da coroa como do monocoque.

DESIGN STEP-CAST
É precisamente nesse corte na parte inferior do monocoque que reside o segredo do novo modelo da FOX para conseguir um peso recorde.

Os engenheiros desenvolveram um novo chassis com uma largura global muito inferior à do modelo actual, mas com um pronunciado corte na parte inferior para deixar espaço ao cubo e ao disco, que poderá ser de 180 mm no máximo.

Este design não é um capricho estético. A estreiteza do conjunto permite poupar muito peso na coroa, no monocoque e nas barras, que também são mais curtas. No total, fala-se de uma poupança de cerca de 365 gramas, em comparação com o modelo anterior, e tudo isso sem usar carbono na coroa ou no tubo de direcção, e sem necessidade de utilizar casquilhos ou cubos de medidas especiais.

1_NEW_FOX32SC_2017_BICIMAX2
Nestas imagens pode observar-se claramente o corte na parte inferior do monocoque, um espaço necessário para o disco de travão, cubo e raios.

Obviamente também se perdeu peso com o uso de um novo cartucho FIT 4 e uma câmara-de-ar redesenhada, que apesar de ser de menores dimensões, mantém a curva de comportamento do modelo precedente e permite o uso de espaçadores de volume (até 4), para a tornar mais progressiva ou linear.

Estética, peso e… estrutura. Este é outro dos pontos que melhorou de forma incrível, uma vez que a compactação de todo o conjunto a torna estruturalmente mais rígida do que os modelos precedentes.

FOXSC32_ESTUDIO_134_OK
Na parte inferior da barra direita, há uma extensão para a regulação do rebound. Na barra esquerda temos o sistema FLOAT com um máximo de 4 espaçadores, que permitirão regular a curva de comportamento para a tornar mais progressiva ou linear, ao gosto de cada um. Todos os modelos Factory virão de origem com os eixos Kabolt.

4 OPÇÕES DE CHASSIS
A nova Step Cast estará disponível para modelos de 27,5 e 29 polegadas, e em versões de eixo de 100 mm ou 110 mm Boost, que confere uns milímetros extra aos cubos e, por conseguinte, um aumento de rigidez lateral.

A nível de cores, em Portugal estará disponível na cor de laranja que se vê nas fotos (a que utilizarão todas as equipas de competição) e em preto mate.

Como é habitual, o tratamento Kashima estará presente em todos os modelos Factory Series, enquanto nas Performance Series o tratamento das barras será em preto mate. Esse tratamento preto não é um novo tipo de Kashima, como se disse em muitas páginas na Internet quando viram os primeiros protótipos nas mãos de Sergio Mantecón; é simplesmente um anodizado preto mate, que confere uma estética espectacular aos novos modelos.

ACCION_2_NEW_FOX_32SC_2017_BICIMAX

PURA XC
A nova 32 SC não vem substituir a actual 32, que continuará no catálogo, inclusivamente na versão de 26”. A SC é uma suspensão pura de XC que responde a uma necessidade daqueles clientes mais “racing” que procuravam um produto funcional, eficaz e sobretudo leve. É por isso que a SC não ultrapassa os 100 mm de curso (pode ser utilizada com 80, 90 e com os 100 mm que traz de série), admite um máximo de largura de pneu de 2.3” polegadas e discos de 180 mm, no máximo. Medidas, em todo o caso, mais do que suficientes para os utilizadores de XC.

A Step Cast tem chegada prevista ao mercado português no mês de Junho, a preços muito competitivos e semelhantes aos do modelo actual: 1.089 euros para as Factory Series e 759 euros no caso das Performance Series. As IRD electrónicas situar-se-ão nos 1.799 euros

 

FOX_SC32_2017_RANGE_BICIMAX
O modelo Factory apresentar-se-á em cor de laranja ou preto mate.

 

NOVA GAMA STEP-CAST FACTORY
FACTORY SERIES
27.5″ 29″
Curso 100 mm 100 mm
Câmara-de-ar FLOAT FLOAT
Cartucho hidráulico
  • FIT 4 com três posições de ajuste
  • FIT 4 Remoto com três posições de ajuste
  • FIT IRD (electrónico)
  • FIT 4 com três posições de ajuste
  • FIT 4 Remoto com três posições de ajuste
  • FIT IRD (electrónico)
Opções de eixo
  • Kabolt 110 x 15 mm Boost
  • Kabolt 100 x 15
  • Kabolt 110 x 15 mm Boost
  • Kabolt 100 x 15
Tratamento das barras Kashima Coat Kashima coat
Tubo de direcção 1,5″ Taper 1,5″ Taper
Cores Gloss Orange/Black Matte (Laranja/preto mate) Gloss Orange/Black Matte (Laranja/preto mate)

 

FOX_SC32_ESTUDIO_69_OK

CONCEITO STEP CAST
  • A nova 32 SC apresenta um monocoque de design revolucionário denominado Step Cast, que permite aumentar a rigidez e diminuir notoriamente o peso.
  • A nova 32 SC é 10 mm mais estreita do que o modelo 32 anterior.
  • A parte inferior das barras foi cortada para dar espaço ao cubo e ao disco, o que permite ter menor largura na parte superior.
  • A rigidez não foi minimamente afectada; bem pelo contrário, vê-se reforçada pela compactação geral de todo o conjunto, já que ao reduzir a largura se ganha em rigidez lateral.
  • A redução da largura tanto na parte da ponte do monocoque como da coroa permite poupar até 365 gramas, comparativamente ao modelo anterior.
  • A SC 32 admite um disco com uma medida máxima de 180 mm.

 

FOX_SC32_ESTUDIO_OK2
A nova 32 SC apresenta um design revolucionário, muito mais estreito do que os outros modelos do mercado
 

COMPARAÇÃO DE PESOS

Pesos 32SC FACTORY 2017 (tubo de direcção cortado a 165 mm e aranha instalada)

29″

Eixo Boost 15×110 mm/QR 1.390 g

29″

Eixo Kabolt Boost 15×110 mm 1.350 g

27,5″

Eixo Boost 15×110 mm/QR 1.385 g

27,5″

Eixo Kabolt Boost 15×110 mm 1.345 g
Pesos modelo 32 2016

29″

Eixo 15×110 mm QR 1.620 g

29″

Eixo Kabolt Boost 15×110 mm 1.715 g

 

ASSIM É A NOVA 32 STEP-CAST POR DENTRO

EMILY BATTY ESTREIA A NOVA 32 SC