Tempo necessário para esta operação:
Entre 10 e 15 minutos

Ferramentas necessárias:
Um pano para limpar
Uma embalagem de 5 cc de Float Fluid (3,10 euros)
Uma bomba especial de suspensões


Sim, não o negamos. A foto que ilustra este artigo pode chegar a assustar muitos de vocês, mas se continuarem a ler, vão ver como é fácil desmontar, limpar e lubrificar o vosso amortecedor Float, o quanto vai melhorar o seu funcionamento após esta rápida tarefa e o quanto irá prolongar-lhe o tempo de vida útil. Na verdade, não vamos desmontar o amortecedor, mas apenas a câmara-de-ar… desmontar algo mais já será tarefa para o Serviço Técnico.

ATREVA-SE, É MUITO SIMPLES… E NECESSÁRIO
Possivelmente antes de ler este artigo nem lhe ocorreria desmontar a câmara-de-ar do seu amortecedor, mas de certeza que a partir de agora isso vai mudar.
Aceder à câmara-de-ar de um amortecedor FLOAT é uma tarefa muito fácil e não apenas nos últimos modelos DPS e FLOAT do ano passado, que permitem ainda trocar a câmara de volume por uma maior (HV) ou mais pequena (SV), conforme o gosto do utilizador. Falamos de todos os modelos FLOAT fabricados desde 2002, o que, na prática, corresponde à quase totalidade do parque móvel de amortecedores FOX que existe no mercado.
Desmontar, limpar e lubrificar a câmara-de-ar não é algo reservado a profissionais, mas sim algo que pode e deve fazer em casa com uma certa regularidade.

Float fluid, FOX, Oil, Bicimax
O Float Fluid é um óleo de lubrificação e poderá encontrá-lo numa embalagem de 237 cc ou em doses individuais de 5 cc, que é a quantidade exacta que deve colocar no seu amortecedor.

UM SEGREDO CHAMADO FLOAT FLUID
Muitos clientes ligam-nos, alarmados, dizendo que os seus amortecedores perdem óleo, que o O-ring, que serve para confirmar o curso do amortecedor, está cheio de óleo. Na verdade, isso é normal, porque é preciso distinguir o óleo de lubrificação e o óleo hidráulico que se encontra no interior do pistão do amortecedor.
Quando temos um problema com o amortecedor, normalmente por falta de revisão, o óleo hidráulico costuma sair pelos manípulos, já que os pequenos O-rings costumam deformar-se com o uso e deixam de ser estanques. Isso é relativamente grave e, se acontecer, precisa de enviar o amortecedor urgentemente ao seu serviço oficial.

LIMPIEZA Y ENGRASE DE UN AMORTIGUADOR. FOX. BICIMAX
Esta fotografia ilustra um caso extremo de utilização de um amortecedor durante dois dias num bike park em condições de pó e areia. É muito importante que limpe toda essa sujidade com um pano velho ou um papel – nunca com água à pressão, já que todos esses restos de areia podem acabar no interior, danificando o corpo do amortecedor.

Pelo contrário, o óleo que vemos no corpo principal do amortecedor (e na junta que dá o alerta) é de lubrificação. E mais: quando o seu amortecedor estiver mais seco do que um bacalhau, comece a preocupar-se, porque isso significa que lhe falta carinho.
O carinho em forma de lubrificante chama-se Float Fluid, um óleo de cor azul que normalmente se apresenta numa embalagem de 237 cc ou em doses individuais de 5 cc (3,10 euros), que é precisamente a quantidade que deve colocar.

LIMPEZA DIÁRIA
A imagem que ilustra este artigo é muito extrema, no entanto é real. É o resultado de dois dias de uso intensivo num terreno seco e arenoso num bike park. Imagina onde irá parar parte dessa sujidade, se não dedicarmos dois minutos a limpá-la?

Mesmo que não pratique enduro ou downhill e se dedique simplesmente a pedalar tranquilamente pela montanha, terá o mesmo problema: o pó juntamente com o óleo de lubrificação costuma criar uma pequena pasta circular de sujidade que deve limpar com um pano,NUNCA COM ÁGUA À PRESSÃO, já que dessa forma irá empurrá-la para o interior do amortecedor.
Vamos! Ponha mãos à obra.

COMO LIMPAR E LUBRIFICAR UM AMORTECEDOR. PASSO A PASSO

 

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1. Limpe com um pano ou papel toda a sujidade exterior do amortecedor. Esta operação deve realizá-la de cada vez que utilize a bicicleta, já que toda essa sujidade pode criar fissuras no interior, danificando o corpo do amortecedor. Nunca limpe o amortecedor com água à pressão.
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2. Depois de estar limpo, a primeira coisa que vamos fazer é tirar a tampa da válvula de pressão.
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3. Utilize uma bomba de pressão especial de amortecedores. Nunca utilize uma bomba convencional ou um compressor, quer seja caseiro ou de uma gasolineira.
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4. Verifique a pressão e tome nota desse valor para depois voltar a pôr os mesmos parâmetros, quando concluir todo o processo.
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5. Pressione o pequeno botão prateado da bomba para retirar todo o ar do interior. É muito importante que não fique ar nenhum dentro da câmara-de-ar. Se a sua bomba não possuir botão de esvaziamento, pressione a válvula com uma pequena chave para extrair o ar por completo.
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6. Assim que estiver vazia, podemos desapertar a câmara-de-ar à mão, sem necessidade de ferramentas. Trabalha-se muito melhor se retirarmos o amortecedor, mas como vai poder comprovar, tal não é necessário e poupamos muito tempo. No caso de não conseguir desapertá-la à mão, utilize uma chave de fita.
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7. Empurre a câmara-de-ar até tocar na extremidade inferior: assim poderemos limpá-la muito melhor.
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8. Utilize um pano para limpar a vareta interior do amortecedor e a camisa interior da câmara-de-ar. Não se preocupe se também ficar com restos de óleo de lubrificação. Melhor ainda, já que é provável que tenha partículas de terra e vamos deixá-lo como novo.
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9. Utilize uma dose de Fload Fluid (5 cc). Encontra-o em qualquer loja da especialidade.
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10. Trate da vareta com um carinho especial. É a parte mais importante do amortecedor. Recomendamos-lhe que coloque um pequeno pano a cobrir o quadro; assim evitará também sujar o chão com restos de óleo.
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11. Assegure-se de que a vareta fica bem ensopada em óleo lubrificante.
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12. Verá que lhe sobra muito óleo. Na verdade, não sobra. Despeje a embalagem no interior da câmara-de-ar.
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13. Vamos! Não seja forreta. Esvazie-o por completo. As doses estão pensadas para ter um único uso.
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14. Antes de fechar de novo a câmara-de-ar, feche por completo o manípulo do rebound e já vai ver que isso nos facilitará a operação. Conte os ‘clics’ que fizer o manípulo do rebound, para o devolver à afinação inicial quando acabarmos o processo.
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15. Abri-lo é fácil, mas para o fechar vai precisar de imprimir mais força. Há que fazê-lo com suavidade mas com contundência..
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16. Depois de fechado, torne a apertá-lo à mão. Não precisa de exercer uma força enorme nem utilizar qualquer ferramenta. É preciso simplesmente que fique bem fechado.
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17. Volte a situar o manípulo do rebound no ponto em que o tinha anteriormente.
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18. Torne a colocar o O-ring (que nos serve de indicador do curso) no seu lugar habitual.
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19. Limpe bem os restos de óleo que possam ter caído em cima do quadro ou para o chão. Não queremos provocar uma escorregadela inoportuna.

 

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20. Torne a colocar a mesma pressão que tinha antes de iniciar a operação. Lembre-se de tomar sempre nota de todos os números (pressão, rebound, etc.) para não ter de repetir constantemente o cálculo do SAG.
Ter a sua pressão guardada irá permitir-lhe experimentar pequenas variações sobre uma mesma base, o que ao mesmo tempo o ajudará a entender ainda melhor o seu amortecedor.
Em amortecedores com câmara secundária, como o X-Float, vai precisar de pôr ar e afundá-lo várias vezes até recuperar a medida ideal, já que o ar vai passando da câmara principal para a secundária.
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21. Coloque novamente a pequena tampa da válvula de ar. E agora… toca a pedalar outra vez!