FOX FACTORY <br>
30 ANOS DE ÊXITOS

FOX FACTORY
30 ANOS DE ÊXITOS

Nasceu com o motocross, evoluiu com os carros de fórmula Indy e deu-se a conhecer ao mundo inteiro com a BTT. Hoje em dia, a FOX é uma das empresas mais importantes do mundo automóvel. Motas de neve, motas de estrada e todo-o-terreno, carros de produção, ATV, UTV, buggies, 4x4… não há veículo a motor que não deseje um dos nossos produtos.


São muitas as pessoas que, por engano, também nos perguntam pela roupa FOX quando falamos das nossas suspensões. Embora, para sermos sinceros, seja um erro muito compreensível.

INÍCIO COMUM
Na verdade, ambas as companhias estiveram sob o mesmo tecto nos seus primórdios. Os irmãos Geoff e Bob Fox criaram, em 1974, uma pequena empresa de importação de acessórios de motocross e enduro europeus denominada Moto-X FOX, que ocupava uma sala de apenas 140m2 em Campbell, na Califórnia. Porém, dois anos mais tarde, os dois irmãos já estavam a criar os seus próprios componentes para melhorar sobretudo as suspensões e os motores.

A Moto-X FOX nasceu em 1974 como uma empresa de importação de acessórios de motas, mas ao fim de dois anos já tinha criado a sua própria linha de produtos. Com o tempo, dividiu-se em FOX Factory e FOX Head.

BOB FOX
Bob Fox na sua época de corredor de motocross, pouco antes da criação da Moto-X FOX.

Para demostrar a mais-valia dos seus produtos, na Primavera de 1977, e sob o domínio das equipas oficiais japonesas, Geoff formou a sua própria equipa de competição para o campeonato USA de motocross denominado igualmente Moto-X FOX. Aquela equipa de três corredores converteu-se na revelação do campeonato ao conquistar o quinto, sexto e sétimo lugares oficiais das marcas nipónicas.
Durante toda aquela temporada, os corredores da FOX tornaram-se muito famosos por usarem uma roupa corporativa de cor amarela, vermelha e laranja, com uma grande raposa no peito, feita à mão na mesma sede da equipa. Foi tal o sucesso daquele equipamento, que os aficionados começaram a telefonar para a sede de Campbell interessados em saber se o tinham disponível para venda.
Em 1978, Bob Fox decidiu separar a divisão de suspensões para motas, criando a FOX Factory, Inc. em Watsonville, Califórnia, enquanto o irmão Geoff se centrava no fabrico de vestuário e na equipa de motocross com que Mark Barnett alcançou o primeiro título nacional nos EUA em 1980 e pouco depois Brad Lackey um mundial em 1982, na categoria de 500 cc, transformando-se no primeiro norte-americano a vencer um mundial aos pilotos europeus.

FOX_MUSEUM_1
Se algum dia passar perto de Scotts Valley, na Califórnia, o pequeno museu da FOX é de visita obrigatória. Ali poderá ver, entre muitas outras coisas, a primeira mota do fundador da empresa.
FOX_MUSEUM_2
No museu, a BTT tem um papel predominante. Esta é uma história dentro da história marcada pelo sucesso.

UMA HISTÓRIA DE ÊXITOS
Durante estas três décadas, a história de FOX Factory tem sido marcada pelo sucesso de alguns produtos que sempre foram líderes da indústria, tanto no resultado final como nas inovações técnicas.
Apesar de o motociclismo e, pouco depois, o automobilismo terem marcado os primeiros passos da FOX, foi a partir do nascimento da BTT que a empresa obteve reconhecimento mundial. A divisão de bicicletas tornou-se um autêntico motor económico e tecnológico da companhia e o principal laboratório de I+D. Pode afirmar-se que desde o surgimento da divisão de bicicletas se têm criado tecnologias que posteriormente têm sido aplicadas às motas de neve, ATV, UTV, SUV, motas de estrada, todo-o-terreno de competição, etc.
Em 2008, a Fox Factory foi adquirida pelo grupo investidor Compass Diversified Holdings, donos, entre outras empresas, da Camelback e em 2013 foi lançada na bolsa, o que definitivamente permitiu à empresa dar um salto qualitativo e enfrentar os grandes fabricantes do mundo do automobilismo como fornecedor de carros de produção.

 

FOX… UM RESUMO RÁPIDO DA SUA HISTÓRIA
1974 Bob Fox cria um primeiro protótipo de amortecedor de ar para uma Maico de motocross. Todos os desenhos foram feitos à mão por Bob e trabalhados na garagem de um amigo que tinha um torno.

1975

São produzidos em série os primeiros amortecedores de ar.

1976 

Ken Howerton vence o primeiro campeonato nacional dos EUA de 500 cc com um destes amortecedores.

1977

Brad Lackey conquista o Campeonato do Mundo de 500 cc equipando a sua Honda com os amortecedores FOX. Foi o primeiro norte-americano a vencer um mundial; até esse momento tal façanha estava reservada apenas aos corredores europeus.
Por seu lado, Marty Smith foi o primeiro corredor a ganhar dois campeonatos de duas categorias diferentes no mesmo ano. Precisamente com a FOX.

1979

Roger Mears começa a usar os primeiros amortecedores FOX no seu Nissan Oficial no campeonato de 4×4, obtendo a vitória na maioria das provas. É a primeira incursão da FOX no mundo dos 4×4, ou “trucks”, como lhes chamam nos EUA.

1980

Bob separa-se do seu irmão Geoff, que continua com a Moto-X, e cria a sua própria companhia, a FOX Factory, Inc.
A Moto-X Fox distribui os seus produtos. Anos mais tarde, Geoff denominaria a sua empresa de FOX Head, exercendo Peter Fox o cargo de presidente.

1982

A FOX Factory adapta a tecnologia dos amortecedores de motocross (Twin-Clicker MX) às motas de asfalto. Eddie Lawson vence o campeonato AMA de Superbike antes de ir ao mundial de 500 cc e dominá-lo com mão-de-ferro.

1983

A Fox Factory entra na Fórmula Indy, fornecendo amortecedores à equipa Texaco/Havoline de Tom Sneva, que ganhou o campeonato.
Pouco depois, 14 dos 33 carros na linha de partida estão equipados com esses mesmos amortecedores.

1987

A FOX entra no mundo das motas de neve com um primeiro amortecedor de ar/óleo.

1990

A Arctic Cat, uma das marcas mais importantes do mundo das motas de neve, utiliza especificamente os amortecedores FOX nas suas motas de produção.

1993

A FOX inicia uma colaboração com a Cannondale para a criação do primeiro modelo de dupla suspensão da marca norte-americana.

2001

É criada a primeira suspensão para BTT. Desde o seu surgimento torna-se numa referência de mercado.

2002

Brian Lopes conquista o campeonato do Mundo de Four-Cross com a suspensão Float 100 RLC.

2005

O Float X Evol é o primeiro amortecedor de ar a vencer o campeonato EUA de quads (ATV).

2006

O Float X Evol é o primeiro amortecedor de ar a vencer o campeonato EUA de motas de neve (snowmobile).

2008

Os irmãos Gee e Rachel Atherthon lideram o Campeonato do Mundo de Downhill nas suas respectivas categorias, com a suspensão 40RC2 e o amortecedor DHX RC4.

2009

É dado um passo de gigante na indústria do automobilismo ao equipar com os amortecedores FOX toda a produção do modelo Ford F-150 SVT Raptor.

Em simultâneo, a companhia decide voltar ao motocross com o modelo Podium RC3.

2010

A equipa Vidosola Racing conquista a vitória em Baja 1000 (Califórnia) na categoria trucks (4×4).

Em BTT, Tracy Moseley e Mathias Flueckiger vencem os campeonatos do mundo nas suas respectivas categorias.

2011

Aaron Gwin lidera o Campeonato do Mundo de Downhill tornando-se o primeiro atleta capaz de ganhar cinco provas numa mesma temporada do campeonato do mundo.