A FOX orgulha-se de anunciar que a BICIMAX distribuirá a sua linha de produtos Marzocchi de BTT no mercado português, espanhol e andorrano. A BICIMAX encarregar-se-á das garantias, peças e serviço técnico para estes três países, de 1 de Julho de 2016 em diante.”

Assim informa o comunicado enviado hoje mesmo pela FOX a toda a imprensa internacional e que elege a BICIMAX como novo distribuidor dos produtos de BTT da marca Marzocchi, que agora actua sob o mesmo tecto e supervisão da FOX.

Apesar de a aquisição da marca à Tenneco (anteriores proprietários) se ter realizado já a 13 de Novembro de 2015, foram necessários mais de seis meses de intensas reuniões, planificação e reorganização da cadeia de distribuição e serviços técnicos para tornar a colocar a mítica marca italiana na linha da frente; pois os produtos Marzocchi irão manter totalmente a sua identidade de marca complementando e ampliando a oferta que a FOX possui actualmente com os seus produtos.

A rede de distribuição e venda da Marzocchi será a mesma que actualmente têm os produtos FOX representados pela BICIMAX em Portugal, Espanha e Andorra. O serviço técnico e gestão de garantias estará localizado na Marinha Grande, nas mesmas instalações da FOX, logicamente com postos de trabalho, ferramentas e técnicos adaptados ao novo material.

No que respeita aos processos de envio, serão os mesmos que presentemente se utilizam com todos os produtos FOX, garantindo deste modo a máxima eficácia do serviço.

Logo Marzocchi

ANTES RIVAIS E AGORA IRMÃS
Quando, na última edição do Festival Sea Otter, ralizada no passado mês de Abril no circuito de Laguna Seca, a FOX expôs pela primeira vez os produtos Marzocchi num espaço público, muitos foram os que se questionaram sobre o encaixe que teriam duas companhias antes rivais, convivendo agora debaixo do mesmo tecto. Contudo, após uma breve análise da nova situação, só se afiguram vantagens, pois no mundo das suspensões, em que a evolução está muito restringida pela enorme quantidade de patentes, poder juntar duas tecnologias de máximo nível até à data incompatíveis vai permitir a criação de uma nova gama de produtos muito mais ampla e competitiva, capaz de equipar uma linha de bicicletas mais económicas, na qual até ao momento os produtos FOX Factory não tinham lugar.

Esta e outras questões colocámo-las a Andrea Pierantoni, um homem que viveu toda a evolução da marca de Bolonha desde a sua criação e que agora é o responsável máximo da Marzocchi na FOX.

Andrea Pierantoni
Andrea Pierantoni é o responsável máximo da Marzocchi na FOX. É o homem que geriu a marca desde o seu início em BTT e que agora tem a seu cargo a união à marca norte-americana. No Sea Otter foi a primeira vez que pudemos ver os produtos italianos expostos junto ao logótipo da FOX.

– Como vão conviver a FOX e a Marzocchi?
– É muito simples. A FOX comprou a Marzocchi para ter duas marcas, com dois tipos de produtos que se cruzam sem se sobreporem e que chegam a públicos diferenciados. Isto permitirá à FOX poder dar uma maior oferta tanto ao cliente final como aos fabricantes, tanto na gama alta como nas gamas média e baixa, onde devido ao preço os produtos FOX não podem neste momento entrar. Esta união permitirá criar produtos muito competitivos, tanto no funcionamento como no preço, e uma gama de bicicletas a partir de 1.000 ou 1.200 euros, muito forte em termos de concorrência.
É um pouco como acontece noutros sectores, como por exemplo o que fazem no mundo automóvel a Audi e a Volkswagen.

– Irão destinar produtos de uma e outra marca a modalidades concretas?
– É claro que o ADN da Marzocchi sempre esteve marcado pelo “gravity”, pelos produtos de longo curso. Historicamente temos sido muito fortes em freeride e downhill e mais recentemente em enduro.

Embora a Marzocchi se tenha destacado no gravity, as duas marcas trabalharão todas as modalidades de BTT – não haverá uma divisão de categorias em função da marca ou dos modelos.

Mas quem tenha seguido o nosso percurso pôde comprovar que nos últimos anos temos trabalhado muitíssimo em XC e Marathon, duas modalidades que exigem menos curso e menor peso, e que representam a maior parte das bicicletas vendidas no mercado mundial. Neste sentido, as duas marcas trabalharão todas as modalidades. Não haverá uma divisão de categorias em função da marca.

– Vão continuar a trabalhar a linha de amortecedores?
– Sim, claro, temos uma gama de amortecedores de excelentes prestações como a MOTO, de mola, ou os 053 e 023, de ar.
Algo que temos de deixar bem claro é que a compra da empresa inclui também toda a tecnologia, as patentes e o pessoal com quase 40 anos de experiência no mundo das suspensões, o que assegura a continuidade da filosofia Marzocchi no futuro e a própria identidade da marca.

FOX/Marzocchi. SeaOtter
Embora a compra da Marzocchi por parte da FOX se tenha realizado a 13 de Novembro de 2015, só no Festival de Sea Otter, no passado mês de Abril, é que começámos a ver as primeiras imagens de ambos os logótipos juntos.
FOX/Marzocchi
A integração da Marzocchi na estrutura da FOX é total. Os técnicos de ambas as companhias trabalham em sintonia, partilhando experiência e tecnologia, o que assegura a continuidade da filosofia Marzocchi que tantos adeptos possui.

– Que novidades veremos no próximo ano?
– Haverá um novo espigão de selim telescópico e uma revisão global do produto, especialmente da gama de amortecedores de ar, que terão um novo gráfico de comportamento.
Há-de dizer-se que as dúvidas da Tenneco (anterior proprietário) sobre o futuro da Marzocchi mantiveram parado o programa de desenvolvimento durante o último ano, mas a verdade é que a nossa tecnologia e os nossos cartuchos fechados estavam a tão alto nível, que no presente ainda continuam a ser superiores a muitos dos que utiliza a concorrência. Neste sentido estamos satisfeitos pelo facto de o trabalho realizado anteriormente nos manter hoje em dia no nível mais alto do mercado e nos permitir concentrar os primeiros esforços desta nova etapa na criação de uma rede de serviços técnicos capazes de satisfazer os clientes que já possuem um produto Marzocchi. A Andreani em Itália, o Tribe Sport Group em França e a BICIMAX em Portugal, Espanha e Andorra são as nossas últimas mudanças na cadeia de distribuição. Há muitos anos que todos eles representam a FOX com êxito e creio que não podíamos ter melhores parceiros para assegurar o serviço no presente e criar um novo futuro.

A compra da empresa inclui toda a tecnologia, as patentes e o pessoal com quase 40 anos de experiência no mundo das suspensões, o que assegura a continuidade da filosofia Marzocchi.

– Por que motivo o utilizador final deve confiar nos produtos Marzocchi?
– Em primeiro lugar, porque o binómio FOX/Marzocchi é uma garantia de qualidade do produto, mas, mais importante ainda, porque temos uma atenção integrada com uma mesma filosofia e uma única base de operações.

O cliente final não só terá um produto fiável, de elevada qualidade, de baixa manutenção e excelente rendimento na parte hidráulica, como também lhe poderemos assegurar, a partir de agora, um serviço pós-venda ao mesmo nível que aquele que a FOX possui, e essa é uma garantia que muito poucas marcas podem oferecer ao consumidor.