VERIFIQUE O SEU AMORTECEDOR AQUI:
www.ridefox.com/floatx2recall

Apesar de termos sido contactados por muitos utilizadores de amortecedores FOX X2 que receberam a recomendação para deixar de utilizar as suas bicicletas, a FOX e a BICIMAX não podiam realizar nenhuma acção nem emitir um comunicado até receberem a aprovação da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo de EUA. Agora que já temos essa aprovação, podemos iniciar a reparação e substituição da câmara-de-ar dos amortecedores afectados por esta recolha.

Em seguida ficará a saber como proceder para verificar se o seu amortecedor pertence à série afectada ou se, pelo contrário, pode ser utilizado normalmente.

A FOX irá substituir em garantia as câmaras-de-ar e espaçadores de volume dos amortecedores Float X2 afectados

Os amortecedores não incluídos nesta recolha podem ser utilizados sem qualquer problema em todo o tipo de condições

FOX_X2_2016-7_BICIMAX
O modelo FOX Float X2, quer seja da série Performance ou Factory, é o único modelo afectado por esta recolha para revisão.

MODELOS AFECTADOS
Os amortecedores sujeitos a esta recolha para revisão são os modelos Float X2 Performance Series e Factory Series de 2016 e 2017, tanto os que possuem manípulos convencionais como os que trazem a nova patilha com duas posições de afinação. Estes amortecedores podem vir com autocolantes em preto mate, cor de laranja, prateados e dourados.

Os amortecedores que tenham um autocolante junto à válvula de enchimento com a indicação da pressão máxima de utilização (250 psi) não apresentam qualquer problema.

QUAL É O PROBLEMA?
Numa série específica do X2 foi detectado um defeito na câmara-de-ar, na zona da válvula de enchimento. Esta série encontra-se principalmente em alguns modelos das marcas YT, Giant, Pivot, Scott, Ibis, Intense, GT, Trek, Knolly, Norco, Rocky Mountain, Diamondback, Morpheus, Foes Racing, Orbea e Canyon.
Em certas condições de utilização, a câmara-de-ar pode perder ar repentinamente, o que pode provocar a perda de controlo da bicicleta, apesar de nenhum utilizador a quem isto aconteceu ter sofrido lesões ou danos. No entanto, a FOX recomenda a todos os utilizadores do X2 que verifiquem, através do número de série, a situação do seu amortecedor.

Se o seu amortecedor estiver afectado, deve dirigir-se ao seu ponto de venda habitual, onde será enviado para o Serviço Técnico

A FOX lembra a importância de nunca ultrapassar os valores máximos de pressão indicados nas suas suspensões e amortecedores

 

COMO E ONDE CONFIRMAR O NÚMERO DE SÉRIE
O número de série está inscrito na “cabeça” do amortecedor, na parte superior, junto ao olhal de fixação. Aí encontrará duas numerações, uma curta e outra mais longa. Para esta situação deverá utilizar a numeração mais longa. É possível que tenha de limpar o exterior do amortecedor, se estiver sujo de pó ou lama, para conseguir ler correctamente todo o número de série.

Assim que tenha esse número, consulte a seguinte página:
http://www.ridefox.com/floatx2recall
Aqui irão solicitar-lhe muitas informações, mas não precisa de preencher tudo. Basta introduzir directamente o número de série. Quando o fizer, receberá uma das duas mensagens seguintes:
“No action required for…”, o que significa que o seu amortecedor não tem qualquer tipo de problema.
“Your shock is a part of the recall…”, o que significa que terá de levar o amortecedor ao seu ponto de venda para accionar a garantia.

O QUE ACONTECE SE RECEBER ESTA MENSAGEM?

X2 Recall. FOX, BicimaxA FOX recomenda que deixe imediatamente de utilizar a sua bicicleta e se dirija ao ponto de venda da bicicleta ou do amortecedor, onde irão tratar da garantia e reparação no Serviço Técnico Oficial FOX sem qualquer tipo de custo adicional.

AMORTECEDORES NÃO AFECTADOS

X2 Recall. FOX, BicimaxSe ao introduzir o número de série lhe aparecer esta mensagem é sinal de que o seu amortecedor não está afectado pelo problema da câmara-de-ar e pode continuar a utilizá-lo normalmente.
A FOX recomenda que não ultrapasse os valores máximos de pressão indicados para cada produto e que realize as revisões dentro dos prazos estabelecidos.

A IMPORTÂNCIA DA PRESSÃO
A FOX sublinha a importância do respeito pelos valores de pressão máxima em qualquer dos seus produtos. Não apenas no caso do Float X2, mas em toda a sua gama de suspensões e amortecedores, uma vez que uma pressão fora dos limites, inferiores ou superiores, irá provocar um mau funcionamento do produto e poderia danificar gravemente o mecanismo interno.
Manual de Instruções do X2: http://www.ridefox.com/help.php?m=bike&id=695

E SE TIVER COMPRADO A BICICLETA PELA INTERNET?
Algumas marcas de bicicletas vendidas online não têm lojas oficiais no nosso país. Nesse caso, tem duas opções: ou trata directamente com essa loja ou pode dirigir-se à sua loja física mais próxima. Se optar por esta segunda solução, é provável que a loja lhe cobre pela desmontagem e envio para o nosso serviço técnico, mas o seu amortecedor será reparado sem qualquer custo.
O mesmo acontece se tiver adquirido o seu amortecedor através de uma loja online. Deverá tratar directamente com essa loja ou dirigir-se a uma loja física.

Gama de amortiguadores FOX 2017. Bicimax

EXISTEM OUTROS MODELOS AFECTADOS?
Apesar de grande parte da tecnologia FOX ser comum a diversas gamas de amortecedores, apenas uma série específica dos X2 foi afectada por este problema.
Os restantes amortecedores de ar, ou seja, os Float e Float X em todas as suas versões, funcionam em perfeitas condições.

 

PRINCIPAIS FABRICANTES E MODELOS AFECTADOS
MARCA MODELO 3 MODELO 2 MODELO 3
YT Capra CF Pro Race  Capra CF Pro  Tues CF Pro
GIANT Reign 1.5 Limited Reign Advanced 1  Hail Advanced 1
PIVOT Phoenix DH Carbon Switchblade Firebird
SCOTT Voltage FR 710 Gambler 710
IBIS Mojo HD 3
INTENSE Recluse
TREK  Slash 9.9 29
KNOLLY  Delirium  Warden Carbon
NORCO  Aurum C Range C 7.1  Range C 9.1
ROCKY MOUNTAIN  Slayer 790 MSL
DIAMOND BACK  Mission Pro
MORPHEUS  Conspiracy
FOES RACING  FXR 275  Mixer
ORBEA  Rallon X-Team
CANYON  Sender CF 9.0 Sender CF 7.0