De há alguns anos a esta parte, a FOX tem desenhado os seus produtos para que o utilizador possa personalizar facilmente e em sua casa o comportamento das suspensões e para que estas se ajustem o melhor possível ao seu estilo de condução e ao terrenos por onde circula. Além dos diferentes modos de uso, a pré-carga e o rebound, agora também se pode jogar com os espaçadores de volume internos, para tornar a nossa suspensão progressiva ou linear, em função das nossas necessidades.

O SAG MARCA O PRIMEIRO PASSO
Volume não é o mesmo do que pressão de ar, embora trabalhem ambos em equipa. É fundamental que a primeira regulação da sua suspensão ou amortecedor seja o SAG (pressão de ar), que é determinado pelo tipo de bicicleta e pelo nosso peso quando estamos prontos a pedalar, ou seja, com todo o equipamento que usamos normalmente. Assim que determinemos o SAG adequado, já podemos jogar com os espaçadores.

LINEAR
Quanto mais espaço tiver o ar, mais linear será o comportamento da suspensão, porque a pressão aumenta muito mais devagar ao afundar-se

PROGRESSIVA
Quanto menos espaço tiver a câmara-de-ar, mais depressa aumentará a pressão à medida que se afunda a suspensão, o que torna mais difícil chegar ao fim do curso

 

VOLUME DE AR
O volume de ar afecta o comportamento da suspensão, tornando-a mais progressiva. Ou seja, vai endurecer mais quanto mais se afunda, para evitar que o curso se esgote; ou pelo contrário, podemos torná-la linear, para que tenha um comportamento similar desde o início até ao fim do curso.Para ter uma ideia, quanto mais espaço tiver o ar, mais linear será, porque a pressão aumenta muito mais devagar ao afundar-se. Pelo contrário, se tiver menos espaço, mais rápido aumentará a pressão à medida que se afunda.Há muitos utilizadores que preferem que a sua suspensão se comporte de igual modo em todo o curso, mas muitas vezes esgota o curso quando submetemos a parte dianteira a um forte impacto, algo que não pode nem deve ocorrer, para bem da saúde da nossa suspensão ou amortecedor.
FOTOS WEB_51SUSPENSÃO PROGRESSIVA
Quando falamos de uma suspensão ou um amortecedor com um comportamento progressivo significa que endurece rapidamente à medida que chegamos ao fim do curso, por vezes impedindo até de aproveitar a 100% todas as possibilidades que nos oferece. Se nunca chegamos a aproveitar todo o curso é porque necessitamos de uma suspensão mais linear.

SUSPENSÃO LINEAR
Uma suspensão linear é aquela que aumenta muito pouco a dureza à medida que a suspensão se vai afundando, o que por um lado nos permite aproveitar todo o curso, mas por outro há o perigo de esgotar o curso quando temos de absorver grandes impactos. Se isso acontecer pontualmente perante um forte impacto não é preocupante, mas se chegamos constantemente ao fim do curso da nossa suspensão, é porque precisamos de uma mais progressiva.

 

GRAFICO_SPACERS

Espaciadores_amortiguador
Este é o kit de espaçadores de volume de um amortecedor FOX Float X, que nos oferece 5 possibilidades de regulação da câmara-de-ar.

O QUE FAZEM OS ESPAÇADORES DE VOLUME?
Os “Volume Spacers” são pequenas peças de plástico cuja função é ocupar um determinado espaço na câmara-de-ar.
Sim, pode parecer-vos uma tolice, mas na realidade é um trabalho essencial porque quanto maior espaço ocuparem estes espaçadores, menos espaço terá o ar e, dessa forma, mais depressa irá endurecer a suspensão.
Dependendo do modelo da suspensão ou amortecedor, iremos precisar de uns espaçadores ou de outros. Nas tabelas que encontra em seguida, damos indicações detalhadas acerca dos modelos de suspensão, os espaçadores que trazem de origem e o máximo que podem chegar a ter. Se precisar de comprar espaçadores, dirija-se a qualquer um dos nossos pontos de venda oficiais e peça o kit que necessitar. Acrescentá-los ou retirá-los é uma tarefa muito fácil que pode fazer você mesmo em casa.

DETERMINE O SEU PROBLEMA
Se com SAG correcto utiliza com facilidade todo o curso da suspensão, necessita de aumentar a quantidade de espaçadores de volume.
Se com o SAG correcto nunca aproveita a totalidade do curso da sua suspensão, então precisa de retirar espaçadores de volume.

 

32 FLOAT: Configuração de “Volume Spacers” (azuis)
Curso Volume Spacers instalados de origem Quantidade máxima
150 mm 1 4
140 mm 2 5
130 mm 3 6
120 mm 1 4
110 mm 2 4
100 mm 2 4
90 mm 2 4
80 mm 3 5
34 FLOAT: Configuração de “Volume Spacers” (amarelos)
Curso Volume Spacers instalados de origem Quantidade máxima
160 mm 1 4
150 mm 2 5
140 mm 2 5
130 mm 3 6
120 mm 5 6
110 mm 6 7
36 FLOAT: Configuração de “Volume Spacers”
Volume Spacers instalados de origem Quantidade máxima
1 4
40 FLOAT: Configuração de “Volume Spacers”
Volume Spacers instalados de origem Quantidade máxima
4 7

 

TROCA DE ESPAÇADORES NUMA SUSPENSÃO FOX 36

 

 

 

TROCA DE ESPAÇADORES NUM AMORTECEDOR FLOAT