
LONGA VIDA
AO SEU AMORTECEDOR
Não nos cansaremos de repetir a necessidade de fazer no mínimo uma revisão às suas suspensões a cada 125 horas de uso ou uma vez por ano, com uma mudança de óleo, juntas e retentores. Porém, antes desse momento pode e deve realizar algumas tarefas de manutenção muito simples. Atreve-se? Parece difícil, mas é tremendamente fácil.
Tempo necessário para esta operação:
Entre 10 e 15 minutos
Ferramentas necessárias:
– Um pano para limpar
– Uma embalagem de 5 cc de Float Fluid (3,10 euros)
– Uma bomba especial de suspensões
Sim, não o negamos. A foto que ilustra este artigo pode chegar a assustar muitos de vocês, mas se continuarem a ler, vão ver como é fácil desmontar, limpar e lubrificar o vosso amortecedor Float, o quanto vai melhorar o seu funcionamento após esta rápida tarefa e o quanto irá prolongar-lhe o tempo de vida útil. Na verdade, não vamos desmontar o amortecedor, mas apenas a câmara-de-ar… desmontar algo mais já será tarefa para o Serviço Técnico.
ATREVA-SE, É MUITO SIMPLES… E NECESSÁRIO
Possivelmente antes de ler este artigo nem lhe ocorreria desmontar a câmara-de-ar do seu amortecedor, mas de certeza que a partir de agora isso vai mudar.
Aceder à câmara-de-ar de um amortecedor FLOAT é uma tarefa muito fácil e não apenas nos últimos modelos DPS e FLOAT do ano passado, que permitem ainda trocar a câmara de volume por uma maior (HV) ou mais pequena (SV), conforme o gosto do utilizador. Falamos de todos os modelos FLOAT fabricados desde 2002, o que, na prática, corresponde à quase totalidade do parque móvel de amortecedores FOX que existe no mercado.
Desmontar, limpar e lubrificar a câmara-de-ar não é algo reservado a profissionais, mas sim algo que pode e deve fazer em casa com uma certa regularidade.

UM SEGREDO CHAMADO FLOAT FLUID
Muitos clientes ligam-nos, alarmados, dizendo que os seus amortecedores perdem óleo, que o O-ring, que serve para confirmar o curso do amortecedor, está cheio de óleo. Na verdade, isso é normal, porque é preciso distinguir o óleo de lubrificação e o óleo hidráulico que se encontra no interior do pistão do amortecedor.
Quando temos um problema com o amortecedor, normalmente por falta de revisão, o óleo hidráulico costuma sair pelos manípulos, já que os pequenos O-rings costumam deformar-se com o uso e deixam de ser estanques. Isso é relativamente grave e, se acontecer, precisa de enviar o amortecedor urgentemente ao seu serviço oficial.

Pelo contrário, o óleo que vemos no corpo principal do amortecedor (e na junta que dá o alerta) é de lubrificação. E mais: quando o seu amortecedor estiver mais seco do que um bacalhau, comece a preocupar-se, porque isso significa que lhe falta carinho.
O carinho em forma de lubrificante chama-se Float Fluid, um óleo de cor azul que normalmente se apresenta numa embalagem de 237 cc ou em doses individuais de 5 cc (3,10 euros), que é precisamente a quantidade que deve colocar.
LIMPEZA DIÁRIA
A imagem que ilustra este artigo é muito extrema, no entanto é real. É o resultado de dois dias de uso intensivo num terreno seco e arenoso num bike park. Imagina onde irá parar parte dessa sujidade, se não dedicarmos dois minutos a limpá-la?
Mesmo que não pratique enduro ou downhill e se dedique simplesmente a pedalar tranquilamente pela montanha, terá o mesmo problema: o pó juntamente com o óleo de lubrificação costuma criar uma pequena pasta circular de sujidade que deve limpar com um pano,NUNCA COM ÁGUA À PRESSÃO, já que dessa forma irá empurrá-la para o interior do amortecedor.
Vamos! Ponha mãos à obra.
COMO LIMPAR E LUBRIFICAR UM AMORTECEDOR. PASSO A PASSO




















Ter a sua pressão guardada irá permitir-lhe experimentar pequenas variações sobre uma mesma base, o que ao mesmo tempo o ajudará a entender ainda melhor o seu amortecedor. Em amortecedores com câmara secundária, como o X-Float, vai precisar de pôr ar e afundá-lo várias vezes até recuperar a medida ideal, já que o ar vai passando da câmara principal para a secundária.

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