Muitas pessoas estão perfeitamente mentalizadas de que o carro que possuem necessita de uma mudança de óleo periódica, mas esquecem-se totalmente de que nas suas bicicletas também há elementos hidráulicos que precisam de uma revisão. Se colocasse uma minicâmara a filmar as suspensões da sua bicicleta aperceber-se-ia de que até em terrenos planos, onde à partida elas não têm de realizar qualquer função, estão a efectuar um trabalho contínuo, absorvendo as pequenas irregularidades do terreno e proporcionando-lhe aquela comodidade e estabilidade adicionais de que necessita.
É um trabalho vital, um esforço permanente que tem de ser recompensado com um mínimo de cuidados por parte do utilizador. Na FOX recomendamos que limpe as suspensões a cada saída, faça uma revisão das regulações e ajuste os manípulos uma vez por mês, e faça uma manutenção completa a cada 125 horas ou uma vez por ano (destas duas, a situação que acontecer primeiro).
Lembre-se de que o uso em condições meteorológicas adversas e de forma extrema encurta substancialmente os prazos de revisão.

Digi_PUMP_FOX-BICIMAXVERIFIQUE AS AFINAÇÕES
Um dos conselhos que damos a todos os utilizadores é que assim que encontrem as suas afinações ideais as anotem num caderno, primeiro porque lhe irão servir sempre como ponto de partida, no caso de querer experimentar e fazer ajustes; e segundo, e mais importante, porque periodicamente é preciso confirmar os valores da pressão, tanto do amortecedor como da suspensão. Recomendamos que o faça uma vez por mês.

 

LIMPEZA A CADA SAÍDA
A limpeza é outra das partes fundamentais. Por muito bons que sejam os elementos de isolamento, entra sempre alguma sujidade, sobretudo quando pedalamos em dias de muita lama ou em terrenos muito arenosos ou empoeirados e depois lavamos a bicicleta com água à pressão. Sem darmos conta, nós próprios estamos a empurrar a sujidade para o interior.

Nunca submeta as suspensões a uma lavagem à pressão, utilize simplesmente um pano húmido para limpar o pó e a parte externa dos retentores, para evitar que essa sujidade superficial acabe por se colar no interior.

Também não utilize diluentes ou produtos de limpeza agressivos, já que poderiam danificar a superfície e deformar os O-rings. Se quiser lubrificar as barras da suspensão ou o corpo de um amortecedor, existem óleos no mercado indicados para esse efeito.
Coloque a bicicleta na posição vertical, de tempos a tempos, para que o óleo do interior do monocoque impregne as esponjas de lubrificação do interior dos retentores.

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Esta fotografia ilustra uma má manutenção e as suas consequências. Quando lavamos a bicicleta com uma pistola à pressão e apontamos directamente para a suspensão, o que estamos a fazer é empurrar a sujidade até ao interior do retentor, onde fica acumulada provocando fissuras verticais nas barras da suspensão, ou seja, um desgaste prematuro que nos obrigará a despender uma enorme quantidade de dinheiro.
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Nesta imagem pode apreciar-se perfeitamente o que sofre um retentor quando não limpamos a bicicleta de forma adequada ou demoramos muito tempo a substituí-los. O seu interior acumula terra e sujidade, que acabam por desgastar prematuramente as barras e os casquilhos. Uma mudança de casquilhos e retentores não é uma despesa assinalável, mas uma mudança de barras da suspensão, sim, custa muito mais.

REVISÃO ANUAL
A FOX alerta para a necessidade de fazer uma manutenção completa a cada 125 horas de uso ou uma vez por ano (o que ocorrer primeiro) para todos os seus produtos. Essa revisão inclui uma inspecção interna e externa, revisão completa do circuito hidráulico e substituição de retentores em amortecedores e suspensões de ar.

Há que ter em conta que estamos perante elementos de desgaste, que precisam de uma manutenção, sem a qual se perde totalmente a garantia.

Float fluid, FOX, Oil, Bicimax

PEÇAS E ÓLEOS ORIGINAIS
Quando a suspensão é nova, a FOX oferece uma garantia de dois anos a partir do momento da compra para todos aqueles elementos que não são de desgaste. Para conservar a garantia, as revisões têm de ser realizadas num local autorizado e utilizar peças e óleos originais, já que são os únicos testados e garantidos pelo fabricante.

 

PRAZOS DE MANUTENÇÃO DE SUSPENSÕES E AMORTECEDORES
Revisões mínimas recomendadas Cada vez que vá usar a bicicleta Depois de cada utilização da bicicleta  Uma vez por mês A cada 125 horas ou uma vez por ano*
Inspeccione todo o exterior da suspensão ou amortecedor. A suspensão ou amortecedor não deve utilizar-se se apresentar algum dano visível em alguma das suas partes exteriores. Se detectar algum problema, recomendamos-lhe que entre em contacto com o seu ponto de venda oficial mais próximo ou com a BICIMAX para proceder à reparação. X
Confirme que os eixos ou as patilhas de desmontagem rápida das rodas estão bem ajustadas e apertadas. X
Verifique o ajuste da direcção e potência. Se estiver frouxa, ajuste-a seguindo as recomendações do fabricante da bicicleta. X
Confirme o estado dos tubos hidráulicos dos travões e a fixação das manetes. Verifique o correcto funcionamento dos travões dianteiros e traseiros sobre um terreno nivelado. X
Limpe o exterior das suas suspensões utilizando exclusivamente água e um sabão não abrasivo, e em seguida seque-as com um pano suave. Não utilize máquinas de lavagem a alta pressão nem faça incidir água directamente sobre os retentores da suspensão ou as juntas e o corpo do amortecedor. X
Confirme as afinações de amortecimento e pré-carga da suspensão. Inspeccione os manípulos para verificar se funcionam correctamente e se apresentam algum dano apreciável a olho nu. X
Realize uma revisão completa: revisão integral interior e exterior, mudança de retentores, juntas externas e internas, mudança de óleo e massa, revisão do cartucho e carga de nitrogénio (em amortecedores). X

*Àqueles ciclistas que pratiquem enduro ou downhill, especialmente em bike parks, ou que circulem por lugares muito húmidos ou enlameados, ou por caminhos extremamente secos ou empoeirados de onde possam projectar-se partículas do solo até à suspensão ou ao amortecedor durante o curso, a FOX recomenda realizar as tarefas de manutenção anteriormente descritas com uma frequência maior do que a indicada, caso seja necessário.