No mundo das suspensões há muitos conceitos, no entanto dois deles são de vital importância: a pré-carga, ou seja, a quantidade de ar que iremos pôr no nosso amortecedor (se for de ar) e o rebound. Num amortecedor de mola, a pré-carga é dada, logicamente, pela dureza da mola.

Para conseguir a pressão adequada temos de calcular o SAG, como já explicámos noutro artigo, mas há que ter em conta que também nos afectará a velocidade de retorno. Uma pressão alta no amortecedor ou na suspensão irá imprimir muita velocidade de rebound, enquanto uma pressão baixa fará com que o retorno seja muito lento. Por sorte, o rebound tem o seu próprio regulador (em todas as marcas de suspensões costuma ser de cor vermelha) para que o deixemos ao nosso gosto.

O QUE É EXACTAMENTE O REBOUND?
O rebound é a velocidade de retorno da suspensão ou amortecedor depois de absorver um obstáculo. Essa velocidade de actuação é muito importante, porque se for muito lenta e tivermos vários obstáculos seguidos, a nossa suspensão actuará bem no primeiro mas não terá tempo de recuperar para amortecer os seguintes.

Se, pelo contrário, o retorno for muito rápido, a bicicleta será muito reactiva e nervosa, e tenderá a cuspir-nos, uma vez que vai fazer com que as rodas percam constantemente o contacto com o solo e deixem de agarrar, e o nosso controlo sobre a direcção será muito impreciso.
O ideal é ter um rebound o mais rápido possível, mas sem que nos retire precisão à condução. Trata-se de procurar o equilíbrio perfeito de velocidade.

 

COMO ACTUA O MANÍPULO DO REBOUND?
Antes de mais, há que dizer que o manípulo do rebound é sempre de cor vermelha e que este actua sobre a passagem do óleo, fechando ou abrindo o fluxo, o que permite ao pistão recuperar a sua posição com maior ou menor velocidade. Em algumas suspensões, como é o caso do modelo 36, o manípulo está protegido contra os golpes por uma tampa de cor vermelha que pode encontrar na barra da direita do monocoque.

COMO FUNCIONAM AS TABELAS?
Partindo da base em que 0 é fechado, ou seja, a posição mais lenta em que podemos colocar o regulador do rebound, tem de contar os ‘clics’ recomendados pela FOX em função da pressão que tenha na câmara-de-ar.

DEVO PÔR EXACTAMENTE O QUE DIZEM AS TABELAS DE REBOUND?
As tabelas de rebound que apresentamos em seguida são um ponto de partida que o ajudará a afinar a suspensão e o amortecedor, uma referência para que seja mais fácil encontrar o setting adequado. À medida que se for habituando à sua nova suspensão, pode variar subtilmente esses valores até encontrar a afinação que se adapte ao seu gosto, ao seu estilo de pilotagem ou ao terreno que enfrente em determinada ocasião.

TABELAS DE AFINAÇÃO DE SUSPENSÕES
Raya_Naranja_divisoria

 

FOX 32: AFINAÇÃO DE REBOUND
Pressão FLOAT (psi) Pressão TALAS (psi) Afinação Rebound
/66 /98 9+
66-76 98-113 8
76-87 113-129 7
87-98 129-144 6
98-108 144-160 5
108-119 160-176 4
119-129 176-191 2
129/ 191/ FECHADO
FOX 34: AFINAÇÃO DE REBOUND
Pressão FLOAT (psi) Pressão TALAS (psi) Afinação Rebound
/66 /98 9+
66-76 98+113 8
76-87 113-129 7
87-98 129-144 6
98-108 144-160 5
108-119 160-176 4
119-129 176-191 2
129/ 191/ FECHADO
FOX 36: AFINAÇÃO DE REBOUND
Pressão FLOAT (psi) Pressão TALAS (psi) Afinação Rebound
/51 /98 9+
51-59 98-113 8
59-67 113-129 7
67-75 129-144 6
75-83 144-160 5
83-91 160-176 4
91-99 176-191 2
99/ 191/ FECHADO
FOX 40: AFINAÇÃO DE REBOUND
PRESSÃO FLOAT (psi) PRESSÃO TALAS (psi) Afinação Rebound
/49 9+
49-57 8
57-65 7
65-73 6
73-80 5
80-88 4
88-96 2
96/ FECHADO

TABELAS DE AFINAÇÃO DE AMORTECEDORES
Raya_Naranja_divisoria

 

FOX FLOAT: AFINAÇÃO DE REBOUND
Pressão de ar (psi) Afinação de rebound
/100 Abrir (sentido contrário ao dos ponteiros do relógio)
100-120 11
120-140 10
140-160 9
160-180 8
180-200 7
200-220 6
220-240 5
240-260 4
260-280 3
280-300 Fechar (sentido dos ponteiros do relógio)
FOX FLOAT X: AFINAÇÃO DE REBOUND
Pressão de ar (psi) Ajuste de rebote
/100 Abrir (sentido contrário ao dos ponteiros do relógio)
100-120 16
120-140 14
140-160 12
160-180 10
180-200 8
200-220 6
220-240 4
240-260 3
260-280 2
280-300 Fechar (sentido dos ponteiros do relógio)

FOX x2: AFINAÇÕES RECOMENDADAS
Pressão de ar (psi) REBOUND
Afinação recomendada LSR (Low Speed Rebound)
REBOUND
Afinação recomendada HSR
(High Speed Rebound)
90 Aberto 21-23
100 22-aberto 20-22
110 21-23 19-21
120 20-22 18-20
130 20-22 17-19
140 19-21 16-18
150 18-20 16-18
160 18-20 15-17
170 17-19 15-17
180 17-19 14-16
190 16-18 14-16
200 15-17 13-15
210 14-16 13-15
220 13-15 12-14
230 12-14 12-14
240 11-13 11-13
250 10-12 11-13
260 9-11 10-12
270 8-10 10-12
280 7-9 9-11
290 3-7 8-10
300 1-5 7-9
FOX x2: AFINAÇÕES RECOMENDADAS
Pressão de ar (psi) COMPRESSÃO
Afinação recomendada LSC (Low Speed Compression)
COMPRESSÃO
Afinação recomendada HSC
(High Speed Compression)
90 Aberto Aberto
100 23-aberto 22-aberto
110 22-24 21-23
120 22-24 20-22
130 21-23 19-21
140 21-23 19-21
150 20-22 18-20
160 20-22 18-20
170 19-21 17-19
180 18-20 16-18
190 18-20 16-18
200 17-19 15-17
210 16-18 14-16
220 16-18 14-16
230 15-17 13-15
240 14-16 13-15
250 14-16 12-14
260 13-15 12-14
270 12-14 11-13
280 12-14 11-13
290 12-14 10-12
300 11-13 10-12