
NÃO FIQUE
SEM REBOUND
A pré-carga de ar que dermos ao nosso amortecedor ou suspensão afectará proporcionalmente o rebound. Uma pressão elevada aumentará a velocidade do rebound e, por conseguinte, fará com que a parte dianteira ou traseira volte de um modo muito rápido depois de absorver um obstáculo. A velocidade de retorno irá influenciar muito a condução, a estabilidade e a leitura do terreno.
Foto de acção: Trek
No mundo das suspensões há muitos conceitos, no entanto dois deles são de vital importância: a pré-carga, ou seja, a quantidade de ar que iremos pôr no nosso amortecedor (se for de ar) e o rebound. Num amortecedor de mola, a pré-carga é dada, logicamente, pela dureza da mola.
Para conseguir a pressão adequada temos de calcular o SAG, como já explicámos noutro artigo, mas há que ter em conta que também nos afectará a velocidade de retorno. Uma pressão alta no amortecedor ou na suspensão irá imprimir muita velocidade de rebound, enquanto uma pressão baixa fará com que o retorno seja muito lento. Por sorte, o rebound tem o seu próprio regulador (em todas as marcas de suspensões costuma ser de cor vermelha) para que o deixemos ao nosso gosto.
O QUE É EXACTAMENTE O REBOUND?
O rebound é a velocidade de retorno da suspensão ou amortecedor depois de absorver um obstáculo. Essa velocidade de actuação é muito importante, porque se for muito lenta e tivermos vários obstáculos seguidos, a nossa suspensão actuará bem no primeiro mas não terá tempo de recuperar para amortecer os seguintes.
Se, pelo contrário, o retorno for muito rápido, a bicicleta será muito reactiva e nervosa, e tenderá a cuspir-nos, uma vez que vai fazer com que as rodas percam constantemente o contacto com o solo e deixem de agarrar, e o nosso controlo sobre a direcção será muito impreciso.
O ideal é ter um rebound o mais rápido possível, mas sem que nos retire precisão à condução. Trata-se de procurar o equilíbrio perfeito de velocidade.
COMO ACTUA O MANÍPULO DO REBOUND?
Antes de mais, há que dizer que o manípulo do rebound é sempre de cor vermelha e que este actua sobre a passagem do óleo, fechando ou abrindo o fluxo, o que permite ao pistão recuperar a sua posição com maior ou menor velocidade. Em algumas suspensões, como é o caso do modelo 36, o manípulo está protegido contra os golpes por uma tampa de cor vermelha que pode encontrar na barra da direita do monocoque.
COMO FUNCIONAM AS TABELAS?
Partindo da base em que 0 é fechado, ou seja, a posição mais lenta em que podemos colocar o regulador do rebound, tem de contar os ‘clics’ recomendados pela FOX em função da pressão que tenha na câmara-de-ar.
DEVO PÔR EXACTAMENTE O QUE DIZEM AS TABELAS DE REBOUND?
As tabelas de rebound que apresentamos em seguida são um ponto de partida que o ajudará a afinar a suspensão e o amortecedor, uma referência para que seja mais fácil encontrar o setting adequado. À medida que se for habituando à sua nova suspensão, pode variar subtilmente esses valores até encontrar a afinação que se adapte ao seu gosto, ao seu estilo de pilotagem ou ao terreno que enfrente em determinada ocasião.
TABELAS DE AFINAÇÃO DE SUSPENSÕES

FOX 32: AFINAÇÃO DE REBOUND | ||
---|---|---|
Pressão FLOAT (psi) | Pressão TALAS (psi) | Afinação Rebound |
/66 | /98 | 9+ |
66-76 | 98-113 | 8 |
76-87 | 113-129 | 7 |
87-98 | 129-144 | 6 |
98-108 | 144-160 | 5 |
108-119 | 160-176 | 4 |
119-129 | 176-191 | 2 |
129/ | 191/ | FECHADO |
FOX 34: AFINAÇÃO DE REBOUND | ||
---|---|---|
Pressão FLOAT (psi) | Pressão TALAS (psi) | Afinação Rebound |
/66 | /98 | 9+ |
66-76 | 98+113 | 8 |
76-87 | 113-129 | 7 |
87-98 | 129-144 | 6 |
98-108 | 144-160 | 5 |
108-119 | 160-176 | 4 |
119-129 | 176-191 | 2 |
129/ | 191/ | FECHADO |
FOX 36: AFINAÇÃO DE REBOUND | ||
---|---|---|
Pressão FLOAT (psi) | Pressão TALAS (psi) | Afinação Rebound |
/51 | /98 | 9+ |
51-59 | 98-113 | 8 |
59-67 | 113-129 | 7 |
67-75 | 129-144 | 6 |
75-83 | 144-160 | 5 |
83-91 | 160-176 | 4 |
91-99 | 176-191 | 2 |
99/ | 191/ | FECHADO |
FOX 40: AFINAÇÃO DE REBOUND | ||
---|---|---|
PRESSÃO FLOAT (psi) | PRESSÃO TALAS (psi) | Afinação Rebound |
/49 | – | 9+ |
49-57 | – | 8 |
57-65 | – | 7 |
65-73 | – | 6 |
73-80 | – | 5 |
80-88 | – | 4 |
88-96 | – | 2 |
96/ | – | FECHADO |
TABELAS DE AFINAÇÃO DE AMORTECEDORES

FOX FLOAT: AFINAÇÃO DE REBOUND | ||
---|---|---|
Pressão de ar (psi) | Afinação de rebound | |
/100 | Abrir (sentido contrário ao dos ponteiros do relógio) | |
100-120 | 11 | |
120-140 | 10 | |
140-160 | 9 | |
160-180 | 8 | |
180-200 | 7 | |
200-220 | 6 | |
220-240 | 5 | |
240-260 | 4 | |
260-280 | 3 | |
280-300 | Fechar (sentido dos ponteiros do relógio) |
FOX FLOAT X: AFINAÇÃO DE REBOUND | ||
---|---|---|
Pressão de ar (psi) | Ajuste de rebote | |
/100 | Abrir (sentido contrário ao dos ponteiros do relógio) | |
100-120 | 16 | |
120-140 | 14 | |
140-160 | 12 | |
160-180 | 10 | |
180-200 | 8 | |
200-220 | 6 | |
220-240 | 4 | |
240-260 | 3 | |
260-280 | 2 | |
280-300 | Fechar (sentido dos ponteiros do relógio) |
FOX x2: AFINAÇÕES RECOMENDADAS | ||
---|---|---|
Pressão de ar (psi) | REBOUND Afinação recomendada LSR (Low Speed Rebound) |
REBOUND Afinação recomendada HSR (High Speed Rebound) |
90 | Aberto | 21-23 |
100 | 22-aberto | 20-22 |
110 | 21-23 | 19-21 |
120 | 20-22 | 18-20 |
130 | 20-22 | 17-19 |
140 | 19-21 | 16-18 |
150 | 18-20 | 16-18 |
160 | 18-20 | 15-17 |
170 | 17-19 | 15-17 |
180 | 17-19 | 14-16 |
190 | 16-18 | 14-16 |
200 | 15-17 | 13-15 |
210 | 14-16 | 13-15 |
220 | 13-15 | 12-14 |
230 | 12-14 | 12-14 |
240 | 11-13 | 11-13 |
250 | 10-12 | 11-13 |
260 | 9-11 | 10-12 |
270 | 8-10 | 10-12 |
280 | 7-9 | 9-11 |
290 | 3-7 | 8-10 |
300 | 1-5 | 7-9 |
FOX x2: AFINAÇÕES RECOMENDADAS | ||
---|---|---|
Pressão de ar (psi) | COMPRESSÃO Afinação recomendada LSC (Low Speed Compression) |
COMPRESSÃO Afinação recomendada HSC (High Speed Compression) |
90 | Aberto | Aberto |
100 | 23-aberto | 22-aberto |
110 | 22-24 | 21-23 |
120 | 22-24 | 20-22 |
130 | 21-23 | 19-21 |
140 | 21-23 | 19-21 |
150 | 20-22 | 18-20 |
160 | 20-22 | 18-20 |
170 | 19-21 | 17-19 |
180 | 18-20 | 16-18 |
190 | 18-20 | 16-18 |
200 | 17-19 | 15-17 |
210 | 16-18 | 14-16 |
220 | 16-18 | 14-16 |
230 | 15-17 | 13-15 |
240 | 14-16 | 13-15 |
250 | 14-16 | 12-14 |
260 | 13-15 | 12-14 |
270 | 12-14 | 11-13 |
280 | 12-14 | 11-13 |
290 | 12-14 | 10-12 |
300 | 11-13 | 10-12 |
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