Não se assuste. Já sabemos que muitos leitores tremem quando se fala de SAG, mas não vamos dificultar-lhe a vida com regulações complexas. Se seguir à risca as seguintes tabelas de pressão e medidas, terá um excelente ponto de partida para aproveitar todo o rendimento da sua suspensão.

fox_float_sag_bicimax

O QUE É O SAG?
Todas as suspensões estão pensadas para trabalhar com aquilo a que chamamos SAG, também denominado como pré-afundamento ou curso negativo, ou seja, o afundamento que tem qualquer suspensão com o próprio peso do utilizador (com todo o seu equipamento, pronto para se pôr em movimento) e a bicicleta.

Esse afundamento não é uma perda de curso, já que é essencial para quando as rodas encontrarem pequenas covas não perderem contacto com o solo, e contornarem perfeitamente o relevo do terreno, mantendo a tracção.

 

25-30%
Se na suspensão uma boa regulação do SAG é indispensável, no caso de um amortecedor ainda o é mais, entre outras coisas porque o curso total que se consegue na roda faz-se com muito pouco curso no amortecedor.
Nos amortecedores (e aqui diferem das suspensões), o SAG situa-se entre 25% e 30% do curso. Obviamente com 25% conseguirá um amortecimento mais firme e com 30% um mais suave. O seu gosto, estilo e até o tipo de bicicleta que tem fará com que se decida por um valor ou pelo outro. No caso de uma bicicleta de cross country, os utilizadores tendem a optar por um menor SAG para terem uma suspensão mais firme; enquanto numa bicicleta de enduro, se usa um maior SAG para ter uma suspensão mais sensível.

Não se esqueça de consultar as instruções da sua bicicleta e as recomendações do fabricante, já que há sistemas de suspensão que trabalham com mais ou menos SAG.

 

MODO OPEN
Outro ponto-chave para calcular o SAG é deixar os manípulos de compressão em modo aberto para facilitar o afundamento da suspensão.
O mesmo se aplica aos amortecedores Performance e Factory: o regulador extra de “ajuste fino” que existe no modo Open deverá estar também aberto ao máximo.

Recorde que também não deve apertar os travões, pois iria falsear a medição.


PRECISA DE FERRAMENTAS PARA CALCULAR O SAG?

Não. Tudo o que necessita é de uma fita métrica; do O-ring (anel de borracha) que trazem todas as suspensões e amortecedores, que nos servirá como ponto de referência e que, caso não exista, podemos substituir por um zip-tie (atilho de aperto) ou uma bomba de ar específica para suspensões. Nunca utilize um compressor ou uma bomba de encher as rodas para dar pressão a um amortecedor.
DEVO PÔR EXACTAMENTE O QUE DIZEM AS TABELAS DE PRESSÃO?
As tabelas de pressão que apresentamos em seguida são um ponto de partida que o ajudará a afinar o amortecedor, uma referência para que seja mais fácil encontrar o setting adequado. À medida que se for habituando ao seu novo amortecedor, modifique subtilmente esses valores até encontrar a afinação que se adapte ao seu gosto e estilo de pilotagem.

 

COMO SABER O CURSO DO NOSSO AMORTECEDOR?
O curso do amortecedor (não o que dá a roda traseira) é muito fácil de saber. Todos os nossos amortecedores possuem um código de quatro dígitos que lhe permite obter todos os detalhes técnicos.
Para os averiguar basta entrar em www.ridefox.com, procurar no menu “HELP” e “BIKE” e introduzi-lo no espaço adequado. Assim que o fizer, vai obter toda a informação acerca do amortecedor, incluindo dois números em polegadas que indicam o comprimento total e o curso. Lembre-se sempre de que uma polegada equivale a 2,54 mm.
Se quiser simplificar ainda mais, o que pode fazer é retirar todo o ar do amortecedor e afundá-lo até esgotar o curso, tornar a pôr pressão e medir a distância entre o retentor e o O-ring que serve de alerta. Se o seu amortecedor não tiver um O-ring, pode utilizar um zip-tie muito pequeno.

E SE O MEU AMORTECEDOR FOR DE MOLA?
Nesse caso, o processo é o mesmo, só que em vez de pôr mais ou menos ar deverá dar mais ou menos força à mola com a pré-carga. Se lhe acontecer esgotar o intervalo de regulação sem encontrar a medida ideal, é porque precisa de outra mola mais dura ou mais mole, conforme as necessidades.

 

TItulo_tablas_sag

FOX32_2016_BICIMAX

FLOAT

MEDIDAS SAG
CURSO 25% SAG (Firme) 30% SAG (Suave)
38 mm 10 mm 11 mm
44 mm 11 mm 13 mm
51 mm 13 mm 15 mm
57 mm 14 mm 17 mm
63 mm 16 mm 19 mm

Não exceda os 300 psi!!!… O FLOAT está pensado para trabalhar com pressões inferiores. Se a ultrapassar pode danificá-lo gravemente.

Raya_Naranja_divisoria

FOX32_2016_BICIMAX

FLOAT X

MEDIDAS SAG
CURSO 25% SAG (Firme) 30% SAG (Suave)
51 mm 13 mm 15 mm
57 mm 14 mm 17 mm
63 mm 16 mm 19 mm
76 mm 19 mm 23 mm

Não exceda os 300 psi!!!… O FLOAT está pensado para trabalhar com pressões inferiores. Se a ultrapassar pode danificá-lo gravemente.

Raya_Naranja_divisoria

FOX32_2016_BICIMAX

FLOAT X2

MEDIDAS SAG
CURSO 30% SAG
51 mm 15 mm
57 mm 17 mm
63 mm 19 mm
76 mm 23 mm
89 mm 27 mm

Não exceda os 300 psi!… O FLOAT está pensado para trabalhar com pressões inferiores. Se a ultrapassar pode danificá-lo gravemente.

Raya_Naranja_divisoria

FOX32_2016_BICIMAX

DHX2

MEDIDAS SAG
CURSO 30% SAG
51 mm 15 mm
57 mm 17 mm
63 mm 19 mm
76 mm 23 mm
89 mm 25 mm

Raya_Naranja_divisoria

COMO CALCULAR O SAG DA SUA SUSPENSÃO